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Exercícios

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09/2010 |

Atividade física x exercício físico

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.

 

 

 

 

 

A prática de atividade física também:

  • Melhora a autoestima e o desempenho sexual.
  • Diminui os riscos de depressão. 
  • Reduz o risco de infarto e doenças cardíacas.
  • Previne o surgimento de diabetes e AVC.
  • Fortalece as articulações, a musculatura e os ossos.

 

Mitos e verdades sobre atividades físicas

Mitos
Verdades

- Exercícios abdominais emagrecem.

 

Não é verdade. Sua função é tonificar e definir a musculatura do abdômen. A musculatura definida e ativa tende a gastar mais energia do corpo em repouso. Assim, a gordura corporal é reduzida gradativamente.

- Alongamentos são necessários antes dos exercícios.

 

Certíssimo. Eles preparam os músculos para contração e extensão de várias intensidades e as articulações para movimento de diversas amplitudes.

- Suar bastante faz bem para a saúde.

 

Errado. A desidratação provoca perda de rendimento físico. Antes de uma atividade física prolongada, é recomendável fazer uma hidratação extra de 400 a 600ml, 20 minutos antes.

 

- É melhor utilizar roupas leves durante as atividades físicas – sim. Elas não inibem os movimentos. Ao fazer atividade física o corpo libera calor (calorias). Por isso é importante que as roupas facilitem a troca com o meio externo.

- Comer carne à vontade auxilia na reposição da energia.

 

Não é bem assim. A proteína da carne é necessária na alimentação, mas carne em excesso pode sobrecarregar rins e fígado.

- Exercitar-se todos os dias é melhor para a saúde.

 

Verdade. Exercícios feitos esporadicamente não condicionam fisicamente. Você pode fracionar o tempo disponível, de forma que pratique algo todos os dias. Por exemplo, se não pode fazer uma atividade por 30 minutos, divida este em 3 de 10 minutos.

- Não se deve tomar líquidos durante o exercício.

 

O corpo precisa, sim, de água para regular a temperatura interna e repor as perdas pelo suor.

- É preciso fazer alongamento depois dos exercícios também.

 

Certo. É preciso relaxar a musculatura contraída.

 

 

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